sexta-feira, 23 de novembro de 2007

The Corporation: o triunfo do dinheiro

DVD do filmeAdquiri a poucos dias um documentário que, sem nenhum exagero, posso afirmar, está mudando ainda mais a minha forma de ver e compreender o mundo em que vivemos, é simplesmente destruidor. O mundo a que me refiro é o capitalista, apinhado por poderosas e onipresentes corporações; e o filme em questão é The Corporation, que desnecessário dizer, é uma crítica feroz às grandes corporações e às políticas que as favorecem.

O filme é bastante longo para um documentário (são mais de 2 horas), porém é recheado de denúncias que se não fossem reais, serviriam como argumento, para um ótimo trailer político digno das porduções hollywoodianas com as doses certas de tensão, conspiração, muito dinheiro envolvido, falta de caráter, contestação e rebeliões. Ou seja, apesar de longo, não é em nenhum momento cansativo. É sim do começo ao fim, uma denúncia à mentalidade destrutiva de acumulação a todo custo, da busca incessante por lucro, relegando o ser humano e todo o planeta a um plano bem abaixo do intermediário. A corporação moderna é uma instituição humanamente e ecológicamente degradante que têm o poder de influênciar nossas vidas de forma decisiva, mas sobre o qual, não temos nenhum controle. É um filme ao mesmo tempo estarrecedor e empolgante que, têm como principal objetivo, propor o debate e a reflexão; até porque, é simplesmente impossível se manter indiferente a ele.
eu preciso de você
Enfim, o documentário é uma produção canadense de Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan. DVD duplo recheado de extras; com trailer, galeria de fotos, cenas deletadas e mais 40 entrevistas com executivos, historiadores, críticos e ativistas incluindo Noam Chomsky, Michael Moore, Naomi Klein e Vandana Shiva. Uma ótima pedida para quem acredita que um novo mundo não só é possível como extremamente urgente e necessário.
Certamente você não verá esse tipo de denúncia veiculada pela grande mídia como CNN, Globo, Folha de S. Paulo ou Veja. O mundo que The Corporation mostra não é nada cor-de-rosa como esses meios de comunicação fazem pensar.

o lucro é o que importa
A grande questão é: as pessoas ou o lucro?
A escolha é nossa, as conseqüências também são nossas.
Para saber mais:
Abraços!!

Blog Widget by LinkWithin