sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

No futebol e na guerra: uma história de resistência

o livroFutebol & Guerra de Andy Dougan, é um livro que conta a impressionante história real de um episódio fantástico ocorrido em Kiev, capital da Ucrânia em 1942, em plena ocupação nazista. É o relato sobre os destemidos jogadores do Dínamo de Kiev - tido como o melhor time europeu do pré-guerra – que ousaram desafiar seus opressores alemães.

Ídolos da população de Kiev, os badalados jogadores do Dínamo - que viviam sob o rigoroso olhar da temida e onipresente NKVD (a polícia secreta soviética, precursora da KGB) - era um time de atletas de alto nível, unidos e confiantes. Porém, a grande tragédia se abateu sobre toda aquela gente, quando Hitler deu inicio à Operação Barba-Roxa em junho de 1941. Era a grande invasão da União Soviética, a maior e mais devastadora operação militar de toda a História, culminando com a mais cruel de todas as batalhas, Stalingrado.
- O mundo vai prender o fôlego! – declarou Hitler numa sessão de planejamento meses antes, a respeito da invasão da União Soviética.

Tudo aconteceu muito rápido, os malpreparados soldados soviéticos não estavam à altura da altamente disciplinada e eficiente, Whermatch. A Ucrânia, porta de entrada da URSS, foi uma das primeiras vítimas, e em pouco tempo Kiev se viu totalmente capitulada.
A partir de então, o que se seguiu, foi uma história de brutalidade e tragédias. Para os nazistas, os ucranianos caíam na categoria de sub-raça (assim como todos os eslavos), o que acabou por garantir o pior tratamento possível àquela gente.
Nesse clima de constante terror, assassinatos e humilhações; não havia espaço para práticas lúdicas como o futebol, assim, aqueles jogadores que em um primeiro momento não fugiram ou morreram, tornaram-se como todo o resto da população, reféns da estupidez e violência nazista. Para sobreviver, o que restou daquele fabuloso time, acabou sendo cooptado por uma padaria local, onde passaram a produzir todo o tipo de alimento, praticando (escondido) futebol nas horas vagas.

Os alemães, certamente no intuito de amenizar a atmosfera asfixiante de terror, provocada pela ocupação e opressão sob a população, decidiram finalmente pela volta do futebol, anunciando um novo campeonato para junho de 1942.
Assim, liderados pelo carismático goleiro Trusevich, a equipe do Dínamo foi reformulada e renomeada como, F.C. Start. A time da padaria, então, venceu todas as partidas que jogou, inclusive contra soldados alemães, e acabou por fazer algo que os nazistas tanto temiam, levantar o moral da população de Kiev. Assim, cada jogo do F.C. Start passou a ser acompanhado com entusiasmo pela população.


Os nazistas resolveram acabar com a festa desses "desaforados kievanos", formando um time com os melhores dentre seus homens, mas isso não foi o suficiente. Perderam, como não havia de ser surpresa. A partir de então, os alemães exigiram a revanche, um jogo definitivo, e certamente estes não mais viam a derrota como opção. Os ânimos estavam exaltados, havia um clima de tensão no ar; mas finalmente os kievanos tinham um estímulo para continuar a suportar toda aquela degradante e desumana opressão.

cartaz bilingue convocando a população para a grande revanche
Chega o fatídico dia, e o que se viu então, foi uma formidável demonstração de como o futebol pode se tornar uma bandeira de resistência. A população em peso, assistiu orgulhosa ao espetáculo de futebol e bravura num jogo, literalmente, de vida ou morte. Um episódio comovente e fascinante de resistência, glória e tragédia.
Não há como não se emocionar, não sentir empatia e admiração por esses corajosos homens que diante da violência brutal não se intimidaram e acabaram tornando-se, lendas.

monumento aos jogadores que morreram de cabeça erguida frente o invasor nazi
Aconselho a leitura. Abraços!!

Blog Widget by LinkWithin