quarta-feira, 15 de agosto de 2007

O movimento "Cansei", a Philips e Homer Simpson


Acho que todos já ouviram falar a respeito desse tal movimento "Cansei", surgido no cabo da tragédia da TAM em São Paulo, de uma forma inoportuna e maliciosa. Esse movimento que se diz apolítico, está se utilizando da dor dos familiares para fazer (aquilo que eles dizem não fazer) política. Acredito que, como eu, a maioria dos brasileiros pouco caso fez desse grupo, no mínimo patético. Gente que com certeza nunca se preocupou com a situação e os ânseios do cidadão comum. São poessoas como o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D`Urso, que não é ninguém mais ninguém menos, que o advogado de defesa dos bispos da Renascer (vê-se logo que este é um homem honrado). Temos também, João Dória Jr., Paulo Zottolo, presidente da Philips no Brasil, Jesus Sangalo, o irmão da Ivete Sangalo, Sérgio Gordilho, presidente da agência publicitária África, e representantes da Fiesp, poderosa entidade dos industriais paulistas.
É meus caros, essa é a fina-flor da sociedade brasileira, a crème-de-la-crème. Não há nessa entidade um negro, gente pobre, um representante da classe média, alguém que não se vista na Daslu. Óbviamente esse não é um movimento heterogêneo, e certamente eles não pretendem que o seja, afinal, onde já se viu a aristocracia compactuar com os sans-culottes? Seria isso um golpe dos fidalgos em defesa de seus interesses mesquinhos e contra esta turba de ignóbeis que não sabe escolher seus presidentes? (risos)... Ora, para a nobreza este papel cabe somente a ela... tão cultos que são, certamente escolheriam um soberano mais adequado.
A coisa toda é tão ridícula, que o próprio ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, dos Democratas (cruz credo!), afirmou que a iniciativa é liderada "por um segmento da elite branca. Deve ter começado em Campos do Jordão”.


Em contrapartida à decisão da OAB de São Paulo em aderir ao movimento, a OAB do Rio de Janeiro repudiou a iniciativa. Segundo o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous o cansei "é um movimento de fundo golpista, estreito e que só conta com a participação de setores e personalidades das classes sociais mais abastadas do estado de São Paulo”. A OAB/RJ diz que também cobra das autoridades investigações sobre o acidente. “No entanto, não aceita que essa tragédia seja utilizada de forma golpista pelas classes mais abastadas de São Paulo. A OAB do Rio de Janeiro cobra a regularização dos serviços do sistema aéreo brasileiro”, diz Damous.


Por fim, no meio de tanta palhaçada, venho a descobrir que a Philips do Brasil adeiru a esse movimento. Como brasileiro me sinto profundamente irritado com essa atitude. Como é possível que uma multinacional resolva tomar parte em questões que dizem respeito somente ao povo brasileiro? Isso é ultrajante. Cansei da Philips também, e da minha parte, ela não entra mais aqui em casa. Enfim, é um pequeno passo... mas faço a minha parte.


Quanto ao Homer Simpson, bem... ele cansou também. Tomou doses cavalares de Duff, e foi descansar no sofá para ver se toma vergonha na cara!
Veja também:
Abraços!!!

Blog Widget by LinkWithin