sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sobre a estupidez humana

A onda (Die Welle), produção alemã de 2008, é uma refilmagem de The Wave, EUA 1981, que por sua vez foi baseada em uma história real ocorrida em uma escola da Califórnia em 1967. A versão alemã, é ligeiramente diferente da americana (totalmente baseada no episódio), mas a mensagem é a mesma e pertubadora.
No filme, o professor Rainer Wegner, ministra um curso sobre autocracia para uma turma apática e desinteressada. Os alunos - produtos dos novos tempos, vivendo num regime fortemente democrático, e desejosos por ignorar um passado infame - veem o conteúdo da matéria como algo distante da sua realidade; e não concebem que regimes totalitários podem vir a ser parte de seu cotidiano.
Pois bem, consciente disso, o professor na tentativa de conquistar o interesse desses jovens e de mostrar na prática como funciona um regime autocrático, resolve propor uma experiência radical aos seus alunos. Assim, segundo a proposta do professor, no decorrer de uma semana, a sala de aula se transformaria numa espécie de microcosmo de um regime autocrático, inspirado no caso nazista.
O filme trasncorre, portanto, respeitando essa linha temporal de uma semana, onde as experiências de um regime autocrático são "experimentadas"; incluindo todos os elementos dignos desse tipo de governo, como: um nome para o movimento, um líder carismático, um símbolo, forte disciplina, uniformização e até saudação própria. O experimento, porém, sai totalmente do controle do professor (aliás, o lider), e extrapola perigosamente os limites da sala de aula.

Enfim, a película mostra não só o quanto o professor foi irresponsável ao propor tal experimento, como também os perigos tanto da tentativa de esquecimento de um passado pertubador, quanto do apelo sedutor dos regimes autocráticos (o que costuma ser ignorado); onde o carisma é marca registrada, evidenciando também, a capacidade que tais regimes tem de mexer com o imaginário das pessoas, proporcionando adesão e apoio em massa.

Blog Widget by LinkWithin